Abram alas, chegou a vez delas!

Abram alas, chegou a vez delas!
12 September 2018 08:52

É isso, chegou a vez delas! Arranca nesta quarta mais uma edição do Campeonato Feminino de Futebol da COSAFA, que neste ano terá lugar na cidade portuária de Port Elizabeth, África do Sul de 12 a 23 de Setembro. O evento coincide com as comemorações do centenário da vida de Nelson Mandela e de Albertina Sisulu, uma destemida defensora da democracia e dos direitos humanos. As comemorações do centenário serão realizadas durante todo o ano e serão marcadas por uma série de eventos comemorativos.

 

A COSAFA não fica alheia a este momento único e junta-se a festa realizando uma série de actividades envolvendo mulheres e não só.

 

Esta tudo a postos para o início da grande festa do futebol feminino. Dez países membros do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (Cosafa) marcam a sua presença neste evento, sendo que dois (2) participam na qualidade de convidadas (Camarões e Uganda).

 

Caberá as selecções do Botswana e Malawi darem o pontapé-de-saída quando forem 10.00 horas, no Wolfson Stadium, local onde acolherá as partidas que envolverá respectivamente as selecções da Suazilândia-Uganda e África do Sul- Madagáscar (13.00 e 15.30 horas).

 

As selecções da Zâmbia e dos Camarões foram sorteadas no grupo “B” quis o destino que estas formações, que por sinal qualificaram-se  para o Campeonato Africano da categoria que terá lugar em Gana este ano calhassem no mesmo pote.

 

Ambas também irão defrontar Lesotho e Moçambique no seu grupo, que servirá como excelente preparação para as finais continentais. A África do Sul, anfitriã e actual campeã, é a primeira do grupo “A” e defrontará o Botswana, Madagáscar e Malawi na sua tentativa de chegar às meias-finais pela sexta vez consecutiva nesta competição.

 

Camarões, que conseguiu a qualificação para o último Campeonato Mundial Feminino da FIFA no Canadá em 2015 e também esteve nos Jogos Olímpicos de Londres há três anos, mostrando a sua evolução no futebol feminino na última década, deverá entrar na prova disposto a levar consigo o almejado troféu, à semelhança da Zâmbia, que também leva alguma tradição nestas provas.

 

Lembrar que na edição passada a Zâmbia se contentou com a medalha de bronze, depois de derrotar a selecção do Quénia por 4-2, conquistando desse modo a terceira posição no torneio. 

 

A África do Sul, anfitriã e actual campeã, é a primeira do Grupo “A” com o Botswana, Madagáscar e Malawi. 

Por sua vez, o Grupo “C” conta com Zimbabwe, Namíbia, Suazilândia e Uganda, este último da África Oriental e que participará do torneio na condição de convidado tal como já havíamos referenciado acima.

 

O primeiro Campeonato Feminino do COSAFA foi realizado no Zimbabwe em 2002 e foi ganho pela África do Sul, que derrotou as anfitriãs por 2 a 1 na final.

 

Quatro anos mais tarde, as sul-africanas triunfaram novamente na final da Zâmbia, vencendo a Namíbia por 3-1 na final. A África do Sul venceu três vezes consecutivas quando venceram Zimbabwe na final do torneio de 2008 em Malange, Angola.

 

 O Zimbabwe conquistou o título em 2011, quando também sediou a competição, ao derrotar a África do Sul por 1-0 na final.

 

As Banyana Banyana vingaram-se em Bulawayo há 12 meses, ao vencerem por 2-1, o seu quarto troféu em cinco torneios.As 12 equipas serão divididas em três grupos, cada um contendo quatro. Segundo reza o regulamento da prova, apenas a melhor classificada de cada grupo avançará para as meias-finais, juntamente com o vice-campeão melhor classificado.

 

Recorde-se que a África do Sul é a actual campeã, após vencer o Zimbabwe por 2 -1 na final, no ano passado.

 

Media

No Data Available

Trophy and medal ceremony | CAN Orange 2013 | 10.02.2013

Trophy and medal ceremony | CAN Orange 2013 | 10.02.2013
Final : Nigeria - Burkina Faso | CAN Orange 2013 | 10.02.2013
Pepsi high scorer player of the competition | EMENIKE (Nigeria) | CAN Orange 2013
Orange man of the competition | Pitroipa (Burkina Faso) | CAN Orange 2013
Nissan Goal of the tournament | M'SAKNI (Tunisie) | CAN Orange 2013
Browse All Albums